27 junho 2015

Minha Crítica - Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros

Olá, galera!

Dizem por aí que um é pouco, dois é bom, e três é demais. E em matéria de Cinema, essa regra se aplica muito bem. Existem várias sequencias de filmes que não deram certo, e acabaram ficando cansativas. E, apesar de eu ser um grande admirador da franquia "Jurassic Park", devo admitir que esta é um grande exemplo desta regra. "Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros" (1993), a marcante estréia, é tão bom que resolveram fazer um sequência para o filme. Porém, "O Mundo Perdido - Jurassic Park" (1997) e "Jurassic Park 3" (2001) não chegam aos pés de seu sucessor, sendo filmes bem meia-boca.

Porém, toda regra tem a sua exceção. E "Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros" é, sem dúvidas, a exceção que mostra como uma sequência bem elaborada pode, sim, ainda empolgar o público.


"Jurassic World" ignora os 2º e 3º filmes da sequência, partindo do universo inicial de Spielberg, de 1993. Mesmo após o desastre ocorrido anteriormente, o parque idealizado por John Hammond  se torna realidade, e um novo parque temático utilizando os dinossauros como atração é construído com sucesso. Todos os dias, cerca de 20 mil pessoas circulam pelas florestas da Ilha Nublar para ter acesso à diversas atrações controladas com animais pré-históricos. Porém, 20 anos após a "desextinção", os dinossauros já não são mais novidade. O público já está cansado das velhas espécies, logo é preciso uma nova atração para recuperar a atenção do público - o chamado efeito "uau!". É aí que o cientista Henry Wu (BD Wong - aliás, o ator interpretou o cientista responsável pela criação dos dinossauros em "Jurassic Park") utiliza os avanços da engenharia genética para criar uma nova e feroz espécie em laboratório. Um dinossauro "maior, mais assustador e mais legal", com o objetivo de ter uma novidade pra agitar o parque - o que de fato acontece, mas em outro sentido... O que ninguém imaginava era que a nova criatura seria também muito mais inteligente, e é isto que leva a todo o desenrolar do filme.



O novo parque possui, além de diversas lojas e serviços de todo tipo, incluindo hotéis luxuosos, diversas atrações para o público. Tem show aquático com o gigantesco Mosassauro; um aviário para as duas espécies voadoras presentes no parque; passeio de safari pelas planíces da Ilha Nublar, entre tantas outras coisas.


O filme traz as inovações tecnológicas ocorridas nestes 22 anos desde "Jurassic Park", assim como na área dos estudos de genética. E uma coisa bem legal são as diversas referências ao filme original presentes em "Jurassic World", as quais os fãs de longa data vão reconhecer facilmente, até mesmo as mais sutis. E estas referências dá à produção um quê de nostalgia. Apesar disso, o filme tem olhos fincados no público infantil e juvenil, por isso não economiza nas cenas de ação, tem um protagonista super-herói (Chris Pratt, que já interpretou Star Lord em “Guardiões da Galáxia”) e oferece uma das batalhas mais divertidas que o cinema de monstros já viu.



Obviamente, não dá para competir com o "Jurassic park" de 1993, superior nos sustos e, claro, na inovação visual à época. Mas esse "Jurassic World" deve tirar a má impressão do terceiro longa, e atrair fãs novinhos para a franquia. O desenrolar do filme deixa portas abertas para uma possível sequência, o que sinceramente não acho que seja algo válido ou necessário, mas vai lá saber né...


Trailer Oficial do filme


Bom, então é isso.O filme vale muito a pena ser assistido. Cumpre o que promete em sua proposta, e não desaponta em nenhum quesito. Então,

E você, já assistiu ao filme? O que acho?
Deixa aí sua opinião nos comentários.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Nossa, adorei a crítica Renato!
    Meu namorado está me perturbando pra assistir desde quando o filme estreou, e eu confesso que estou enrolando kk Mas até que me animei agora. Vou mostrar o post pra ele também!
    Parabéns! Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Mayara!
      Pois é, o filme é muito bom, mas acho que atrai mais aqueles que já assistiram aos filmes anteriores, principalmente o clássico Jurassic Park. A Lica também não estava muito a fim de assitir, mas arrastei ela comigo... hahahaha. E acho até que ela gostou.
      Ah, mostra o post pra ele, sim! Beijo!

      Excluir