25 dezembro 2014

Natal pelo mundo

Oie, todo mundo!



Hoje é NATAL, o dia em que Jesus nasceu para nos salvar. E isso se comemora em diversos países, então vamos conhecer um pouquinho mais dessa festa pelo mundo.


Merry Christmas! 
Estados Unidos

O Natal americano é rico em cor e brilho, e as decorações das lojas e Shopping Centers são conhecidas em todo o mundo. Nas casas, a decoração é feita com lâmpadas coloridas, bonecos de neve, velas vermelhas e guirlandas. As crianças penduram meias perto da lareira para esperar a chegada do velhinho barbudo. Na véspera de Natal, vizinhos se unem para cantar "Christmas Carols" (canções de Natal), mostrando o espirito de confraternizaçãao. Os presentes são abertos na manhã do dia 25. O prato típico é peru recheado acompanhado de frutas tropicais. Uma emissora de TV criou uma inovação: uma transmissão de 24h, sem parar, de um lareira queimando! Isso já acontece a mais de 40 anos. Sim, isso é verdade!!



Buon Natale!
Itália


A entrega dos presentes é feita só no dia 6 de janeiro, (nossa, você iria aguentar mais alguns dias?  kkk),  Dia de Reis, em lembrança a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. Em todas as igrejas são montados presépios. Na ceia são servidos peixes e massas. As crianças esperam a visita da Befana, que traz presentes para os bons e castigo para os maus meninos. 

Segundo a lenda, os Reis Magos pararam durante a ida até Belém e pediram comida e abrigo a uma velha senhora, que negou ajuda. Eles seguiram a viagem com fome e cansados. A velha senhora arrepende-se, mas os Reis Magos já estavam longe. A lenda conta que A Befana ainda vaga pelo mundo procurando o menino Jesus, sob várias formas: uma rainha, uma fada, uma velha ou uma bruxa. 



Belém

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal é comemorado com peregrinos e tribos árabes da região, que se ajoelham na cripta da capela dos franciscanos para adorar o berço de Jesus, que é conservado na igreja e montado apenas na noite de 24 para 25 de dezembro. Depois que termina a missa, os franciscanos oferecem uma ceia aos peregrinos: apenas pão preto acompanhado de vinho.




Hauskaa Joulua!
Lapônia - Finlândia


Consta na história como a terra da lenda do velho Nicolau, o Papai Noel. O mais interessante é que o Papai Noel da Lapônia recebe aproximadamente 700 mil cartas por ano, de cerca de 150 países, com pedidos de presentes, principalmente brinquedos.





メリークリスマス

Japão


O Natal não é muito difundido, mas os japoneses abraçaram o ritual de troca de presentes, costume muito apreciado na cultura japonesa. Os japoneses enfeitam as casas, cantam músicas e servem peru. Outro hábito também terminou por encontrar abrigo entre os japonenses: como as bonecas sempre foram muito valorizadas em suas tradições, o presépio encantou os japoneses – especialmente as meninas, que gostam de montar os seus próprios presépios.



Em países que a religião católica é a minoria:



Sheng Tan Kuai Loh! (mandarin)
Gun Tso Sun Tan'Guan Haw Sun! (cantonés)
China

 As casas são iluminadas com lanternas de papel, árvores de Natal, correntes e flores também de papel. Como nos EUA, as crianças chinesas também penduram meias à espera de presentes. O bom velhinho é chamado de Dun Lhe dao Ren, que significa "Velho Natal". 
Mas como a maioria dos chineses não é cristã, a maior festa ainda é o Ano Novo Chinês, comemorado só no final de janeiro. Nessa data as criancas recebem roupas e brinquedos novos e são servidos pratos especiais. Em homenagem aos ancestrais, retratos e pinturas de familiares que já se foram são colocadas na principal peça da casa para serem vistos e lembrados. 



Shub Naya Baras! 
Índia


Os indianos celebram o nascimento de Jesus decorando plantas nativas do país, como a bananeira e a mangueira. Além disso, enfeitam a casa toda com folhas de bananeiras, outras plantas e lamparinas feita de argila.




Idan Saidan Wa Sanah Jadidah!
Iraque



As famílias cristãs se reúnem no quintal para ouvir histórias da natividade de Jesus. Depois, queima-se uma pilha de espinhos secos. Segundo a crença, a forma como o fogo queima indica como será o futuro daquela família.



Independente da sua religião, da língua que você fale, do país que você se encontra agora, festeje muito o nascimento de Jesus Cristo, afinal ele veio para nos salvar!

Feliz Natal a todos!  *-*



Até o próximo post, beijomeeu


4 comentários:

  1. Que legal! Muitas coisas eu não sabia! Bjs linda e, como já passou o natal , te desejo um excelente ano de 2015!
    http://dicasdrishop.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deise linda! Muito obrigada que o seu 2015 seja excelente tbém! ♥

      Excluir
  2. Adorei! É super legal saber sobre outras culturas, uma mais especial do que as outras!
    Show! Beijos

    Uma Menina de Vinte e Dois || Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiqei encantada com as tradições desses paises, quero passar o Natal em cada um para conhecer melhor! ♥

      Excluir