16 dezembro 2014

Especial Rock In Rio 2015 - Queens Of The Stone Age

Olá, pessoal!


Hoje damos início a uma nova seção aqui no blog, o "Especial Rock In Rio 2015". Como todos já devem saber, em 2015 irá acontecer mais uma edição do Rock In Rio (que aliás, será a edição que comemora 30 anos do festival), e nesta nova seção iremos falar sobre as bandas ou artistas confirmados para esta edição, para que vocês possam ficar por dentro ou até mesmo se animar à ir nesta que promete ser uma das melhores edições da história do festival! 
E na estréia, eu não poderia deixar de falar sobre a banda que eu mais curto, e que sim, é a mais nova confirmada: o Queens Of The Stone Age!




Isso mesmo! O anúncio foi feito dia 09/12, e pegou os fãs completamente de surpresa. Isso porque até mesmo a própria banda só confirmou oficialmente a vinda ao Brasil após a divulgação por parte do Rock In Rio. (eu mesmo, quando vi a notícia na TV, fiquei em estado de choque... A Lica que o diga, hahahaha)

Bom, então vamos falar um pouco sobre a banda.

Que tal curtir um pouco do som dos caras enquanto lê o post? Então, dá play aí na playlist que criamos com as melhores músicas deles!



Formada em Palm Desert, Califórnia, em meados de 1997, o Queens Of The Stone Age (também conhecidos pelo acrônimo QOTSA), formada por Josh Homme, faz um rock de muita qualidade, com músicas pesadas e também com boas melodias e riffs que não saem da sua cabeça.

Primeira formação da banda, em 1998: Josh Homme, Alfredo Hernandez e Nick Olivieri


Atualmente, a banda conta com o seguinte line-up:
  • Josh Homme - Vocal e guitarra (1997-presente)
  • Troy Van Leeuwen - Guitarra, backing vocals, teclado e lapsteel (2002-presente)
  • Michael Shuman - Baixo, backing vocals e percussão (2007-presente)
  • Dean Fertita - Teclados, guitarra e backing vocals (2007-presente)
  • Jon Theodore - Bateria e percussão (2013-presente)

O primeiro álbum de estúdio, lançado em 1998, leva o mesmo nome da banda e não alcançou muito sucesso no mainstream, mas estabeleceu o som único da banda, o qual tem grande ligação com o Grunge e o Stoner Rock, além de influências do Punk Rock, e é ainda hoje o álbum favorito de muitos fãs da banda.

Nesses 16 anos de estrada, a banda já lançou 6 álbuns, sendo eles:
  • 1998 - Queens Of The Stone Age
  • 2000 - Rated R
  • 2002 - Songs For The Deaf
  • 2005 - Lullabies To Paralyze
  • 2007 - Era Vulgaris
  • 2013 - ...Like Clockwork

Em cada álbum, a banda procura apresentar alguma diferença em sua sonoridade, ainda que sem deixar de lado o timbre e peso marcantes de Homme e cia. "...Like Clockwork", o álbum mais recente, recebeu muitos elogios e chegou a entrar em listas dos melhores de 2013.

Uma característica marcante da banda é a quantidade de colaborações em seus trabalhos. Desde o primeiro álbum, Homme sempre conta com diversas participações, como Mark Lannegan (ex-Screamming Trees - que inclusive chegou a ser membro fixo da banda por alguns anos), Rob Halford (Judas Priest), Dave Grohl (ex-Nirvana, Foo Fighters - tocando bateria, inclusive saindo em turnê com a banda em 2002), Trent Reznor (Nine Inch Nails), Julian Casablancas (The Strokes), Elton John, entre tantos outros.

Mark Lannegan e Dave Grohl, em 2002, durante a divulgação do álbum "Songs For The Deaf"


O som da banda ao vivo é uma paulada! Com sua energia e ritmo dançante, a banda coloca toda o público pra dançar. Falando em shows, os caras já passaram aqui pelo Brasil algumas vezes, sendo a primeira no Rock In Rio 2001, no qual a banda fez uma memorável apresentação, onde Nick Oliveri (ex-baixista) se apresentou ao palco do evento completamente nu, e acabou sendo detido por isso.
Depois disso, eles voltaram mais três vezes, sendo elas:
  • Em 2010, no festival SWU, em São Paulo;
  • Em 2013, no festival Lollapalooza, em São Paulo;
  • Em 2014, em shows da turnê "...Like Clockwork" (passando por São Paulo e Porto Alegre); 
Quer conferir o som dos caras ao vivo? É só dar play nos vídeos abaixo:

Show realizado no Chile, em 2014

Show no Lollapalooza Brasil 2013

Pra ficar por dentro das novidades e conhecer mais a banda, é só conferir os perfis nas redes sociais:

É isso, galera. Então, digam o que acharam do QOTSA ter confirmado presença no RIR 2015.
Você já conhecia a banda? Se não, o que achou do som dos caras?
Deixem seus comentários aqui!
Um abraço!

2 comentários:

  1. Cara, fui no show deles em Porto alegre, fiquei na grade e posso dizer que foi uma das experiências mais foda que eu já tive, o show é incrível, o som deles ao vivo é muito bom, não tem como parar de pular auishiuahsiuashuisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente eu nunca fui a um show deles, Jocilene. Mas nesse próximo, no Rock In Rio, eu vou com certeza! Se por vídeos os shows deles já são foda, eu imagino como deve ser ao vivo. Deve ser SENSACIONAL!

      Excluir